Faça seu curso em EAD através do ProUni

CategoriesUncategorizedTagged , , , , , , , , , , , ,

O ProUni (programa de universidade para todos) foi criado pelo Ministério da Educação para ajudar todos a possuir um ensino superior. Este programa oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em faculdades particulares para alunos que possuem uma baixa renda. O processo de inscrição acontece duas vezes por ano, uma a cada semestre. Entretanto, o que nem todos sabem é que uma parte destas bolsas é destinada aos cursos à distância. Se você está lendo este artigo, deve estar muito interessado em fazer um curso à distância. Portanto, continue para entender quais instituições estão oferecendo cursos a distâncias através do ProUni.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA

Para poder participar e ganhar a bolsa do ProUni o candidato deverá ter feito a prova do Enem do ano anterior e cumprir alguns requisitos:

  • Deve ter tirado no mínimo 450 pontos em média e na redação a nota tem que ser acima de zero
  • A renda familiar mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa se estiver correndo as bolsas integrais
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, se concorrer às bolsas parciais

Estes são os requisitos mínimos, mas existem outros que são bem importantes que deverão ser levados em conta no momento de se inscrever no programa. São eles:

  • O ensino médio completo deve ter sido cursado em escola particular na condição de ser um bolsista integral
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e outra em uma particular para concorrer às bolsas integrais
  • Possuir algum tipo de deficiência

E se, por acaso, naquele ano não forem preenchidas todas as bolsas cedidas pelo ProUni, eles irão abrir algum outro processo seletivo para preencher as bolsas remanescentes. A seleção será feita com pessoas que fizeram a prova desde o ano de 2010 e os requisitos continuam os mesmos: 450 pontos de pontuação mínima e nota acima de zero na redação.

FACULDADES COM EAD QUE ACEITAM PROUNI

 A cada edição do ProUni  é divulgada a relação de cursos e faculdades disponibilizados pelo programa. Tanto o número de vagas quanto os cursos à distância disponibilizados dentro do EAD variam de semestre a semestre. Por isso, no ato da inscrição o candidato deve verificar quais cursos e faculdades tem vagas em EAD. Entretanto, apenas instituições de ensino superior muito bem reconhecidas e avaliadas pelo MEC participam do programa.

Abaixo estão algumas instituições que possuem bolsas através do ProUni:

  • Centro Educacional Anhanguera
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Fique atento aos prazos do ProUni e aos requisitos que devem ser preenchidos. As inscrições para o programa são feitas pela internet e as vagas disponíveis podem ser acessadas pelo site do ProUni. É bom lembrar que é possível escolher duas opções de curso na modalidade de preferência. Para mais informações, acesse o site do programa, clicando aqui.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *