O Google Lens coloca Inteligência Artificial para trabalhar, identificando o mundo ao seu redor

CategoriesTecnologiaTagged , ,

O primeiro novo produto anunciado durante a palestra do Google I/O hoje é o Google Lens. Ele combina reconhecimento de imagem, aprendizado de máquina e a vasta plataforma preexistente do Google para ajudar você a entender o ambiente ao seu redor. Com o Google Lens, você pode apontar seu smartphone para um objeto para acessar automaticamente mais informações sobre ele.

O CEO do Google, Sundar Pichai, deu alguns exemplos. Finja que você está olhando para uma flor e gostaria de descobrir de que tipo é. Abra o Google Lens, aponte a câmera para a flor. Então o Google responde com o tipo e as informações básicas. Ótimo para quem sofre de alergias. Ou aponte a câmera para uma vitrine de tijolo e argamassa. O Google Lens pode “ler” o sinal e acessar mapas e listagens de empresas que fornecem esse material, horas, resenhas de descrições e muito mais. Você pode até mesmo apontar o Google Lens a um nome de usuário e senha do roteador Wi-Fi para solicitar que seu telefone se conecte automaticamente à rede.

Utilização conjunta

Em conjunto com o Assistente do Google (que o Google também confirmou virá para o iOS), o Google Lens pode ajudá-lo a realizar tarefas automaticamente. Como traduzir sinais e acompanhar eventos que você vê no decorrer do dia. Aponte a câmera para uma marquise de eventos, por exemplo. Assim, você pode saber mais sobre o artista, adicionar o evento ao calendário ou comprar ingressos.

O Google Lens será incorporado ao Assistente do Google. E primeiro ao Google Fotos (onde é possível identificar itens como construções e obras de arte de seu álbum de fotos). Espera-se, entretanto, que ele atinja outros aplicativos. Embora o Google não tenha mencionado isso, esse tipo de serviço de inteligência artificial parece ser perfeito para futuros óculos de realidade aumentada.

O evento de I/O do Google está acontecendo agora. Então esperamos aprender muito mais sobre os novos empreendimentos da gigante de tecnologia nos próximos dias. Publicaremos mais detalhes assim que estiverem disponíveis.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *