Tecnologia

Tela OLED “inquebrável” da Samsung é campeã em teste de nível militar

Continuamos deixando os nossos smartphones cair, por isso os fabricantes continuam a tentar encontrar formas de torná-los mais resistentes. Apenas alguns dias após a Corning ter lançado o seu melhorado Gorilla Glass 6, a Samsung mostrou um painel OLED oficialmente “inquebrável” destinado aos smartphones Galaxy de 2019.

A Samsung já havia mostrado o painel de 6,2 polegadas, 1,440 x 2,960 pixels há alguns meses. Mas agora recebeu o selo de aprovação da Underwriters Laboratories (UL), que trabalha com o governo dos EUA.

O “ingrediente” secreto está no suporte especial e no revestimento personalizado que a Samsung montou. Assim, a tela ficou muito mais robusta do que os painéis OLED tradicionais que têm vidro colocado na parte superior. Isso significa que toda a tela pode ser flexionada, não apenas a camada OLED.

“A janela de plástico reforçada é especialmente adequada para dispositivos eletrônicos portáteis não apenas por causa de suas características inquebráveis, mas também por sua leveza, transmissividade e dureza, que são muito semelhantes ao vidro”, disse Hojung Kim, da Samsung, em comunicado.

A UL colocou a tela em testes baseados em padrões militares estabelecidos pelo Departamento de Defesa dos EUA. Sobreviveu a 26 quedas sucessivas de 1,2 metros (quase quatro pés) e continuou a operar normalmente. Também sobreviveu a temperaturas de 71 °C e -32 °C.

A Samsung deu alguns passos adiante, realizando um teste de queda bem-sucedido de 1,8 metros (quase 6 pés) e atingindo o painel OLED com um martelo sem nenhum efeito perceptível na tela.

Chegada no mercado

Em relação a quando vamos ver a tela chegar ao mercado, os telefones Galaxy de 2019 parecem uma boa aposta. A Samsung está sendo amplamente cotada para revelar algum tipo de smartphone dobrável durante o próximo ano. E este painel OLED durável e flexível seria perfeito para ela.

O próximo lançamento da Samsung será o Galaxy Note 9, com data de lançamento marcada para 9 de agosto. Esta tela está chegando tarde demais para isso – espere que o Note 9 siga em grande parte o modelo estabelecido pelo Samsung Galaxy S9 e S9 Plus.

A tela também pode ser encontrada em tablets, monitores de carros, consoles de jogos portáteis e outros eletrônicos, diz a Samsung, para que você possa em breve reduzir seus prêmios de seguro de gadget.